Olá pessoal,
Recebi uma mensagem da Lia solicitando ajuda pra execução deste tapete cuja postagem original está aqui.
Quem passa por aqui sabe que minha proposta é ajudar, é retribuir um pouco do muito que tenho recebido das amigas dos blogs que disponibilizam seus trabalhos com dicas, paps, vídeos, gráficos e etc.
E, pra não fugir dessa minha proposta de trabalho, vou colocar aqui as dicas pra Lia e pra quem possa estar com a mesma dificuldade acompanhar e realizar esse trabalho, que é realmente maravilhoso, este tapete, principalmente pra fãs de coruja, fica lindo.
Material usado:
- barbante barroco multicolor da circulo (multicolorido)
- barbante barroco decore da Circulo (peludo)
- barbante preto (usei 6 fios de Cléa trabalhados juntos)
- barbante amarelo
- agulha para crochê nº 4 mm
O desafio começa na hora de “interpretar” o gráfico. Não basta saber qual desenho representa o quê. Geralmente acompanha um esquema com os pontos utilizados.
É importante saber executar todos os pontos que serão utilizados. Se você já conhece o básico não se intimide se houver algum ponto diferente. Busque na internet, sempre tem vídeos. O ponto alto em relevo duplo, por exemplo, não é difícil de ser executado, e nesse trabalho é utilizado apenas nos pés da coruja.
Outro detalhe. Algumas vezes, e essa é uma delas, o gráfico não está 100% ok, ele apenas deverá servir de base, passar a ideia do que deve ser feito.
Nesta imagem marquei a parte inicial do trabalho. Estes círculos são as correntinhas iniciais. No caso vamos fazer 21 corr (18 da base e 3 que serão o inicio do trabalho = 1 pa).
Aqui observe as barras azuis, elas representam os pa, são 14 na lateral (1 em cada corr de base, o 1ª pa está na 5ª corr) e 7 na ponta. Onde já existe um erro. Ora, se você diminuir 4 correntinhas da virada e 1 da ponta você terá 21 – 5 = 16 e não 14 como consta na lateral do gráfico. Portanto, fiz o real 16 pa na lateral e continuando do outro lado da peça, também mais 16 pa na lateral e 6 na ponta, unindo com um ponto baixíssimo na 3 corr inicial (formando os 7 pa na outra ponta).
Continuando com a minha “intuição” fui fazendo as carreiras em vermelho que são inteiramente com o barbante decore. Abaixo a quantidade de pontos que usei em cada carr nas pontas (nas laterais usei 16 em todas as carr):
1ª carr: 7pa
2ª carr: 14 pa
3ª carr: 21 pa
4ª carr: 28 pa
5ª carr: 35 pa
6ª carr: 42 pa
7ª carr: 42 pa
Pra marcar a parte reta da lateral utilizei alfinetes no 1º pa, no 16º pa, e também do outro lado, no 1º pa e no 16º pa.
Estas quantidades podem variar conforme o ponto da artesã (mais solto ou mais apertado). O importante é que o trabalho não fique apertado (virando pra dentro) ou com muitos aumentos (embabando). Procure anotar quantas pontos você fez de um lado e repetir a mesma quantidade no outro pra que saiam iguais.
Aqui aparece a 1ª diferença entre o real e o gráfico. Coloquei a fita métrica entre os alfinetes de marcação de inicio e final das laterais. Observe que a fita está inclinada. Ou seja, nesse ponto você deverá arrumar os alfinetes pra que as laterais continuem retas (desça cerca de 5 pontos o alfinete que está acima do lado esquerdo, e suba a mesma quantidade de pontos o alfinete que está abaixo do lado direito).
Agora trabalhe cortando e arrematando alternadamente o barbante decore e o multicor. No centro do gráfico a parte peluda continuará sendo levada nas laterais aumentando um ponto de cada lado a ser pego em cada carr.
Na 12ª carr você deverá fazer um “corte” para o local onde irá a cabeça. Conte o total de pontos que você tem, diminua 18 (será a parte feita em pbxm) e o restante divida por dois (no meu caso deu 29 pa pra cada lado). Trabalhe a 13ª e a 14ª carr respeitando esse espaço (fazendo pbxm). Já na parte debaixo trabalhe os pa normalmente.
Aqui como ficou o avesso do trabalho (sempre acho esse lado mais fofinho...).
No próximo post trago a segunda parte da “coruja flamingo” (como batizou minha filha rsrs – por conta da cor da linha).
Lia, ou quem mais precisar, se houver dúvidas pergunte, aproveite enquanto está fresco em minha memória... rsrs
Um grande beijo,
Com amor,
Mara
Oi Mara,m acho lindo esse modelo de tapete coruja. Aliás, as corujas são tão lindinhas com esse olhão espiando a gente, não tem como não gostar delas. Gostei muito desse rosa, para um quarto de menina fica perfeito, além de muito fofo com essa linha. Bjs
ResponderExcluirJoana
Mara, o seu pap está muito bem elaborado. Levo para guardar.
ResponderExcluirParabéns pelo empenho do seu trabalho.
Abraço
Nélia
OI amiga, adorei a sua coruja e a sua explicação!
ResponderExcluirNunca fiz este tapete amiga, me embananava toda e agora ficou bem claro com a sua explicação amiga!
Parabéns! Lindooo!