segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Colcha com Passo-a-passo

Olá corações,

Hoje venho falar da minha “paixonite” por colchas rsrs. Quando vejo uma colcha de crochê fico encantada. Mas, sempre achei difícil fazer colchas. É um trabalho muito longo e a gente tende a desanimar. Até que quando conheci o blog do Cauê, http://vidacompaz.blogspot.com/, li uma mensagem que ele postou no dia do aniversário dele em 23/10/2009 e que me animou a fazer um propósito. Tenho três filhas e decidi fazer uma colcha para cada uma. Iniciei a primeira colcha em 21/11/2011 e terminei a terceira em 11/08/2012, fiz com amor, a “gestação” dessas colchas levou quase 9 meses rsrs. Deixo abaixo o resultado pra vocês se inspirarem.

Como a última terminei recentemente fiz um Passo-a-passo, nem todas as fotos sairam boas, mesmo assim espero que ajude.

Para essa colcha usei 16 novelos da linha Anne e agulha nº 2,5.

Inicie fazendo 5 pa dentro de um anel mágico (3 corr + 4 pa).


Para fazer a primeira pipoca retire a agulha da argola e insira no primeiro pa (3ª corr no inicio) e na argola do 5º pa que ficou a espera. Puxe essa argola através do primeiro ponto.

Faça 5 corr e repita o processo para o ponto pipoca.

Serão 4 pontos pipoca, terminando com 5 corr e fechando com ponto baixíssimo na 1ª pipoca.

1º Bloco: Suba 3 corr e no arco de 5 corr da carr anterior faça mais 2 pa, 2 corr, 3 pa, 2 corr. Nos próximos espaços faça 3 pa, 2 corr, 3 pa, 2 corr, feche com um pbxm.

Na próxima carreira: *suba 3 corr no 1º ponto alto e faça 1 pa em cada um dos outros 2 pa, no intervalo de 2 corr faça 2 pa, 2 corr, 2 pa, faça 1 pa sobre cada um dos outros 3 pa, 2 corr, pule um intervalo*.  Repita de * a * (substitua as 3 corr do inicio por 1 pa). Faça em toda a volta e feche com um pbxm.

Repita este processo até que contando do inicio da flor se completem 6 carr e que cada lado do canto possua 13 pa. Essa parte irá se repetir no canto do trabalho até o fim, serão 5 vezes ao todo.


2º Bloco: O segundo bloco terá apenas rede no centro e irá repetir o processo do canto. Para a rede inicie subindo 5 corr, * pule um pa de base e faça1 pa no pa seguinte e 2 corr*. Repita de * a * mais 3 vz, na última pule 3 pa de base e faça o pa no último dos 13 pa da carreira anterior, repita o meio (2 pa, 2 corr, 2 pa) e faça o mesmo de maneira inversa do outro lado. Em cada lado irão ficar 11 pontos rede. Continue esse bloco fazendo os aumentos nos cantos como no primeiro bloco e fazendo rede sobre rede até que obtenha 6 carr.

3º Bloco: No terceiro bloco inicie como no segundo fazendo redes sobre os pa da carr anterior, e no meio de cada lado inicie um ponto pipoca.

Na carr seguinte trabalhe um ponto pipoca de cada lado do ponto pipoca anterior (um antes e um depois). Siga este fazendo sempre um ponto pipoca antes e um ponto pipoca depois. O desenho irá se abrindo. Faça isso até a 6 carr.

4º Bloco: Quando iniciar o 4º canto, continue fazendo a abertura do ponto pipoca do bloco anterior e inicie no centro mais um ponto pipoca para o 4º bloco. Siga o procedimento do 3º bloco. Até a 6 carr.

5º Bloco: Inicie o quinto e último bloco mantendo o procedimento dos 2 anteriores. Arremate quando chegar a 6 carr.

Veja como ficam os cantos.

Isto foi o que sobrou dos 16 novelos.

Para o acabamento fiz um biquinho bem simples: Suba 3 corr, 1 pa no mesmo lugar, um pb no meio do ponto rede seguinte.

Depois e só costurar um quadrado ao outro. Fiz 4 carr de 4 quadrados. Não esquecer de prender bem o fio que inicio o anel mágico, pois se simplesmente cortar a ponta o trabalho irá se soltar.

Se ficou alguma dúvida é só perguntar.

Agora vamos as outras duas colchas que fiz. Esta foi a primeira:


Usei 7 novelos de linha Camila Fashion na cor salmão e 8 novelos na cor ferrugem.
Fiz seguindo esta receita que encontrei na net.



E esta é a segunda colcha que fiz:



Para esta colcha usei 16 novelos de linha Anne. Fiz seguindo estes gráficos que encontrei na net. 



Com amor,
Bjs
Mara
 

30 comentários:

  1. Oi Mara !
    Poxa, quanta informação junta ! Hehehehe
    Se tu tivesse apenas me contado que estava iniciando um blog de crochê, já seria motivo para mim vir aqui prestar meu apoio.
    Acho muito legal poder contribuir nesse momento incial de um novo blog.
    Tu sabes que lembro quando iniciei, e que cada pequeno detalhe de outros blogs me cativaram muito.
    Lembro até hoje do primeiro comentário que recebi. Da primeira seguidora. Dos primeiros contatos. Esse tipo de coisa não se esquece.
    Mas além disso, ainda saber que servi de inspiração?!
    Bah, que honra ! Hehehehe
    Fquei muito, mas muito feliz mesmo de passar aqui e ler a tua história, e a tua motivação.
    Como te disse, sem saber desse detalhe, já teria vindo aqui, mas saber disso, enriqueceu muito mais a história.
    Eu também gosto de colchas, sempre que entro em algum blog, procuro nos marcadores por colchas, cortinas e toalhas de mesa. Gosto de trabalhos marcantes.
    E procuro usar aquilo que faço como analogia aquilo que penso, e sinto.
    Já observei que tem fases em que faço mais crochê que outras. As vezes tenho maior necessidade de ficar em silêncio e trabalhar sozinho. As vezes preciso ficar introspectivo.
    As vezes queremos trabalhos mais rápidos, coisas mais simples.
    Mas as vezes precisamos de algo mais demorado.
    Tenho uma amiga blogueira que está fazendo um trabalho com linha de costura, e quando vi a postagem dela contando sobre isso, ainda mexi com ela, que ela está querendo tratar algum detalhe da sua vida.
    Entendes a comparação?
    É assim que eu penso.
    Olha Mara, só não vou levar tua postagem AGORA pro meu blog, pq quero deixar aquela sobre verificação de palavras mais uns dias. Quem sabe mais blogueiros atentem nisso.
    Mas sabe com certeza que minha próxima postagem é contando tua história e divulgando teu blog.
    Sou muito grato por ter essa oportunidade de saber dessa inspiração que causei.
    Muito feliz mesmo.
    E as colchas são realmente muito bonitas ! Eu conhecia o modelo da colcha roxa, mas ainda não tinha visto nessa cor. Aliás, ainda não tinha visto colcha roxa !!
    E as outras duas eu tenho os gráficos também.
    Lindas, lindas mesmo !
    Mais uma vez obrigado.
    Um beijo no coração,
    Cauê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É disso que estava falando. Você foi direto ao ponto. Na época em que iniciei a primeira colcha estava passando por um momento muito difícil em meu trabalho. Tinha ido a um neurologista, pois estava tão chateada e insatisfeita que tinha dores de cabeça 5 dias por semana. Com o propósito das colchas entreguei meu problema a Deus. Quando faço crochê sinto isso. Como se cada ponto fosse um mistério. Os pontos de certa forma são iguais, mas os resultados são muito diferentes. E na vida também vejo isso. Um dia parece igual ao outro. Um momento, um determinado serviço parece se repetir inúmeras vezes, mas assim como no crochê quem faz sabe, ou pelo menos tem uma visão de qual será o resultado, enquanto a linha apenas tece. Somos a linha e Deus trabalha em nossas vidas.
      Muito obrigada pelo seu comentário sempre cativante. Continue espalhando boas sementes, certamente ainda irás cativar muitos corações.
      Com amor
      Mara

      Excluir
    2. Completando minha resposta, detalhe importante, 15 dias depois de ter iniciado a colcha o problema que estava me atormentando foi solucionado. Enquanto batia cabeça em frente a uma porta fechada, Deus abriu outra. Tenho estado muito feliz.
      Bjs

      Excluir
  2. Eu preciso compartilhar tudo isso no blog ! Hehehehe
    Mas fiquei com uma dúvida, já contasse pra Sônia Maria sobre a colcha dos gatinhos??
    Ela vai ficar muito muito feliz quando souber e ver o resultado do ensino dela. Tenho certeza !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Sonia também foi muito gentil. Ela comentou aqui no meu blog, na postagem. Se tornou minha primeira seguidora e colocou no blog dela.
      Compartilhe a vontade Cauê, isso é o que faz desse espaço algo muito valioso. Poder "compartilhar". Se não fosse sua disposição e a de outros de compartilharem o que sabem, o que passam, o que aprendem, eu não teria realizado estas coisas. E tenho certeza que muitas outras pessoas se beneficiam deste mundo.
      Bjs
      Mara

      Excluir
  3. Olá amiga vim conhecer seu blog e fiquei encantada com seu trabalho parabéns,vou ser sua seguidora espero sua visitinha e gostaria muito que você me seguisse também.
    Um abraço voltarei muitas vezes.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou Salete, estive no seu cantinho e já estou lhe seguindo.
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  5. Ai eu amei essas colchas, foi exatamente o que eu estava procurando.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Ai eu amei essas colchas, foi exatamente o que eu estava procurando.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Que trabalho lindo!
    Vou tentar quando acabar o que estou fazendo. .. assim explicadinho eu consigo agora copiar da revista. . Me perco todinha
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  8. oi mara,venho por meio desta,pedir a você,que faça pra nós,meras mortais, um pap de uma colcha,que esta no filme segredos de sangue, na cama da filha do casal, é de flores brancas, é lindíssima. pra você que ama colchas, é facil.a flor é meio complicada , uma pétala serve pra outra flor, só você vendo.agradeço pela oportunidade, espero sua resposta, muito, muito, obrigada xaúuu

    ResponderExcluir
  9. oi mara, vc vai amar uma colcha que tem no filme segredos de sangue, esta na cama da filha do casal, ela é de flores brancas, lindissima, só vc vendo,tira um tempinho, dá uma olhada no filme,e por favor, faz um pap pra nós,suas meras seguidoras, agradeço pela oportunidade.espero sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aldami, obrigada por sua visita.
      No momento estou meio enrolada com mais uma colcha... e acho que vou dar um tempo nelas (se o vício permitir é claro...rsrs). Mas, vi uma foto da colcha do filme e achei um gráfico muito parecido (se não for igual) nesse link http://mirianartes.blogspot.com.br/2009/12/centro-de-mesa-laranja.html. Dê uma olhada, pois acho que é mais simples do que parece quando se visualiza a colcha. Qualquer dúvida me fale.
      Bjs
      Mara

      Excluir
  10. OLÁ MARA EU GOSTO MUITO DE FAZE BLUSAS DE CROCHE ,MAS AGORA QUE VI AS SUAS COLCHAS ME APAIXONEI ,VOU TENTAR ,VOCÊ ESTA DE PARABÉNS SÃO LINDAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você realmente vai se apaixonar. É um trabalho que a principio parece impossível, mas depois que conseguimos persistir e concluir a 1ª... fica difícil não continuar. Tenho várias receitas guardadas e elas ficam me tentando...rsrs
      Bons crochês pra vc.
      Bjs
      Mara

      Excluir
  11. Fiquei encantada com seu trabalho, tbm ja fiz colchas e outras coisinhas, mas as suas estão lindissimas. Na lilás vc gastou 16 novelos, é uma colcha de casal, ou queen? Bjos e Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita Marlene. As colchas que fiz são de casal. A rosa tem um bom caimento, se for preciso aumenta-la acredito que mais algumas carr de acabamento resolveriam o problema.
      Bjs

      Excluir
  12. Oi ,td bm km vc ?? Nossa adorei seus trabalhos ,colchas lindissimas parabens ! Da um pulinho la no meu blog Kabum crochê, ok bjs ..Mande fts d trabalhos seus .

    ResponderExcluir
  13. Oi Mara lindíssimos os seus trabalhos. Mas gostaria de saber qual é o tamanho de cada quadrado da colcha com motivos de ponto pipoca.
    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mara lindíssimos os seus trabalhos ! Mas gostaria de saber qual é o tamanho do quadrado da colcha com ponto pipoca.
    Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Nildinha.
      Infelizmente, já não tenho mais a colcha em mãos para lhe responder... e, de qualquer forma, o ponto de uma para outra pessoa sempre acarreta diferenças. Teste fazer um quadrado e você terá ideia de quantos irá precisar para a sua colcha.
      Bons trabalhos.

      Excluir
  15. Ola ...
    Eu me interessei por essa colcha e me identifiquei muito com os comentários .. rs
    Minha cama é Quenn, sabe me informar qtos quadrados eu preciso ?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, obrigada por sua visita.
      Olha... como disse pra Nildinha não tenho a metragem do quadrado que fiz. Você terá que fazer pelo menos um de amostra e a partir do tamanho obtido multiplique pra saber quantos irá precisar para sua cama.
      Divirta-se!
      Bjs

      Excluir
  16. Olá Mara visitando seu blog achei exatamente o que queria uma colcha de crochê simples e bonita, obrigada por compartilhar com agente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Fico feliz em ajudar. Boa sorte na execução da sua. Bjs.

      Excluir
  17. Maravilhosas, amei vc está de parabéns e obrigado pelo pap.

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosas, amei vc está de parabéns e obrigado pelo pap.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mara,fiz uns quadros de barbante. Ficou muito pesada. Será que tem como te mandar uma foto para VC me dar alguma ideia p aproveitar esses quadros e continuar com outra parte q fique mais leve♥♥…

    ResponderExcluir
  20. Olá Mirian, você pode juntar quatro desses squares grandes, fazer um barrado em volta e formar uma toalha.
    Como os squares são grandes não vejo muitas opções porque o desenho só se forma juntando pelo menos quatro deles.
    Espero ter ajudado.
    Se ainda quiser enviar a foto pode enviar no e-mail do blog "maracrocheporamor@gmail.com". ok?
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  21. Maravilhoso trabalho e até q enfim um blogrande q fala quantidade a se gasta para uma colcha obrigafa assim paula

    ResponderExcluir

Obrigada por você ter parado pra me deixar um recadinho. Fico feliz!
Deus lhe abençoe.
Bjs
Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...