sábado, 10 de novembro de 2012

Tapete Coruja – dicas

Olá, meus amores!

Virando moda na net as corujas estão para todos os lados. Aqui não podia ser diferente. Pra agradar uma apaixonadinha de corujas, fã do Harry Potter, também dei meus pulinhos pra fazer uma.


Peguei a receita no site da circulo http://www.circulo.com.br/receitas/tapete-coruja-522.html. Tive dúvidas na execução da receita e sai a caça de dicas na net. Muitas pessoas já fizeram esse modelo e exibem orgulhosas a foto (não é pra mesmo, cada uma mais linda que a outra). E um detalhe, não importa a cor, a danada fica linda mesmo.
Cheguei até a comentar com a Odete (http://catsbordados.blogspot.com.br) sobre meus apuros e ela também me respondeu que teve dúvidas e que resolveu trabalhar conduzindo os dois fios.

Como sempre, gosto de deixar aqui registrado minhas peripécias, os “jeitinhos” que dei pra chegar ao resultado. Sempre na intenção de ajudar a quem possa interessar. Pois, um simples detalhe pode economizar horas de quem está do outro lado. Porque eu não sei vocês, mas eu perco muito tempo no “faz-desfaz”. E quanto mais bem explicada a receita, mais agradeço a quem a disponibilizou.

Minhas dicas:



Comecei pelo corpo do tapete. As primeiras carr que foram feitas com o fio decore transcorreram sem nenhum problema. O fio é uma delicia de se trabalhar. O meu problema foi na hora de iniciar a carr que usa os dois fios (o decore e o multicor em trechos alternados). Acabei optando por cortar o fio decore nos trechos em que a receita pedia apenas o multicor. Fiz 2 carr a mais do que o gráfico (uma com o fio decore e multicor e a última apenas com o fio multicor). Quando terminei esta parte, constatei que o lado do avesso ficou bem mais peludo que o direito (parte de cima da foto é o avesso e a debaixo o direito).


A parte dos olhos achei simples de fazer. O gráfico está bem legível e a explicação deu certinho. Atentar para a 3ª carr na cor preta porque ela é em ponto baixo. E também para o detalhe das duas carr em fio decore. Como disse, o meu avesso ficou mais peludinho, por essa razão virei a peça (o circulo com as carr em preto, amarelo e preto) e trabalhei as duas carr, ficando assim o avesso para a frente.
O nariz também me gerou dúvida. Diz na receita que após os 8 pa que são feitos na corr inicial deve-se fazer mais 4 corr e “fechar em circulo” (???). Fiz isso, fechei a peça pegando no primeiro ponto alto (formado pelas corr iniciais) e continuei o trabalho em carr de ida e volta, ou seja, o circulo ficou apenas na primeira carr. Isso deu ao nariz um aspecto arredondado. Ao fixar o nariz à peça pronta procurei manter esse arredondado.



Como havia sobrado bem pouco do fio decore resolvi aplica-lo todo ao trabalho. Fiz uma carr em ponto baixo do inicio dos pelinhos de um lado até o final dos pelinhos do outro lado (dando a volta em toda a barriga). E ainda coloquei uma carr igual no alto da cabeça da coruja (não sobrou nadica do fio).


Os pés fiz pegando os 2 pad no mesmo ponto de base. Trabalhei conforme o gráfico e também achei que ficou bom.

Nem preciso dizer que a dona amou o tapete, olhinhos brilhantes e sorriso de orelha a orelha. Tem coisa melhor que isso?

Bjs
Com amor,
Mara


11 comentários:

  1. Oi Mara, vim visitar o seu Blog, gostei muito, o seu tapete ficou lindo na cor que você escolheu. Também tenho uma filha que é apaixonada por Harry Potter.O seu comentário sobre o fio decore, que a parte do avesso fica mais peludinha é verdade, eu virei o tapete e deixei a parte mais peluda para cima, tanto na parte do corpo como da cabeça, e depois fiz o acabamento.
    Um grande abraço Odete

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara, eu não usaria como tapete não ...colocaria como quadro na parede... ficou lindo. Realmente as corujinhas estão com tudo... peguei uns motivos em ponto cruz para bordar e fazer quadrinhos nas minhas férias... acho que vão ficar lindas. Tenha uma excelente semana. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  3. Nossa não tenho nem palavras para lhe falar o quanto essa coruja ficou linda.....linda é pouco parabens,como eu já havia falado se fosse eu não colocaria no chão eu colocaria na parede como um quadro kkkkkkkkkkkkkkkk bjsss adoreiiiiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a maioria venceu. O tapete está na parede... rsrs
      Bjs minha flor

      Excluir
  4. mulher você arrasa com as linhas
    eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    vim te desejar um fim de semana abençaodo
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Vi este tapete pronto numa loja de fios em Suzano! e lindo mesmo!
    Grata pelas dicas.
    Superbeijo.
    Baísa

    ResponderExcluir
  6. visitei teu blog e amei ja estou te seguindo espero tua visita e se gostar me siga http://cleideeflores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi minha flor ,que cantinho delicioso,amei tua coruja,sabe eu ,estou no croche a pouco tempo,aprendo umas coisa aqui,outra ali,através de video aula ,passo a passo,mas o grafico nao consigo entender,queria muito fazer essa coruja,e ja faz umas semana que estou tentando,(rsrsrsrs),por fim ontem pulei de alegria pois consegui fazer a cabeça,agora estou no corpo,e nao to conseguindo,como acho que nao é vergonha pedir,venho ate vc,para saber se pode me ajudar a dar detalhes do corpo,como eu começo,eu coloco 17 correntes,sigo fazendo pa,e coloco 8 em cada lateral,mas as contas nao bate,dai eu vou tentando e começa a embabadar tudo,estou fazendo numa cor só ,para eu poder aprender,quero muito fazer essa coruja,para depois fazer uma lindona ,como vc fez,eu quero presentear minha mae que é pedagoga.
    Querida desculpe o texto(rsrsrsrs),espero que possa me ajudar,bjs e um ótimo final de semana...:)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Doris
    É com muita alegria que recebi seus recadinhos no blog. Estou aqui pra isso, ajudar quando puder e a quem precisar. Vamos lá.
    Primeiramente, se vc já conseguiu fazer a cabeça da coruja foi um grande passo, na minha opinião, é uma parte bem complicada pra quem é iniciante. E, devo fazer uma observação, pra quem começou há menos de um ano, você está se saindo maravilhosamente bem.
    Comece o corpo fazendo um cordão de 18 corr. Volte e faça um pa na 4ª corr a contar da ag continue trabalhando p sobre ponto até chegar a 1ª corr. Ficarão ao todo 16 pa (contando com as 3 primeiras corr). Juntamente com este último ponto faça a primeira ponta trabalhando mais 6 pa neste ponto e continue pelo outro lado fazendo p sobre ponto, na outra ponta faça mais 5 pa e feche a 1ª volta. Tente observar no gráfico estas explicações. Repare que a parte fixa do gráfico (as laterais) são formadas por 16 pa sempre trabalhados um sobre o outro. Se achar mais fácil marque com alfinetes o 1º e o 16º ponto de cada lado. Vá trabalhando os aumentos (2 pa no mesmo ponto) apenas nas pontas. Não siga exatamente o gráfico, siga seu ponto, pois dependendo de ser mais solto ou mais apertado, o excesso ou falta de aumentos pode deixar a peça ondulada ou estranha.
    Espero ter ajuda, mas qualquer dúvida deixe recadinho que é um prazer ajudar.
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  9. ola,adorei te conhecer,e tbem suas dicas e duvidas foram otimas quanto a coruja,tbem aconteceu isso comigo,bjs

    ResponderExcluir
  10. Mara, eu estou fazendo essa coruja e a sua explicação para Dóris me ajudou muito. Depois eu conto se consegui terminar o tapete. Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por você ter parado pra me deixar um recadinho. Fico feliz!
Deus lhe abençoe.
Bjs
Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...