Olá, meus amores!
Não sei quanto a vocês, mas eu guardo muitas e muitas e muitas receitas de tudo que acho bonito. É claro que precisaria de algumas centenas de anos de vida para realiza-las... rsrs É que é mais forte do que eu... é lindo e guardo. Simples assim.
As receitas de vestiários não são das mais bem explicadas. A grande maioria não possui pap ou vídeos. E mesmo as que têm são para um determinado tamanho (pras mais magrinhas mesmo...rsrs). Fazer uma peça no tamanho desejado é, para mim, um desafio. É muito mais difícil explicar do que fazer. Primeiro que sempre que as faço, faço pra quem está próximo. Então, conforme vou fazendo vou provando na dona. Se tivesse que fazer uma peça pra alguém sem essas provas, creio que não conseguiria...
Por essas razões, não vou colocar um “pap” das peças que pretendo realizar. O que farei é colocar algumas fotos com detalhes da peça e minhas explicações/dicas e espero que isso possa vir a ajudar alguém.
Uma coisa que também estou testando são as linhas. Já fiz blusa com a linha Anne e achei que ficou “pesada”. Nesta usei 3 linhas diferentes:
- Fio princesa com brilho (achei o fio encorpado, não “desliza” na agulha e deixa o trabalho bem firme), mas se fosse fazer a peça inteira com ela acho que ficaria sem caimento e desconfortável;
- Fio princesa vest (a textura é mais suave do que a com brilho, mas também é um fio que achei difícil de trabalhar, qualquer escapada da agulha me fazia perder vários pontos);
- Linha Cléa (sempre tive receio de trabalhar com essa linha por ser uma linha muito fina, mas achei que ela me deu um bom caimento nas mangas e babado).
Comecei pela cintura. Fiz 10 corr e trabalhei em ponto barra 1/1 até atingir a metade da circunferência da cintura (medir um pouco acima da cintura e uns 2 ou 3 cm abaixo dos seios). Nessa parte usei o fio princesa preto com brilho prata.

Na lateral desta cinta levantei os pontos do corpo (como no gráfico, mas em pad), trabalhei em carr de ida e volta até a altura do ombro e arrematei.
Prendi novamente o fio prata na parte da cintura e continue no mesmo ponto até o tamanho completo da circunferência e fechei com pbxm nos pontos iniciais. Novamente levantei os pontos do corpo na lateral superior e fui trabalhando em carr de ida e volta, mas já fechando com os pontos da parte de trás a cada carr.
Quando atingi a altura da cava passei a trabalhar totalmente em separando até a altura do decote. Nessa parte fiz um lado de cada vez até chegar a altura do ombro, fazendo diminuições no lado do decote. Arrematei o ombro com a parte de trás com a própria agulha de crochê em pbxm. Fiz o mesmo com o outro lado. (Repare que fiz em volta do decote, com o fio brilho, 1 carr em ponto picô)
Trabalhei em carreiras circulares, com a linha Cléa, em torno de toda a cava fazendo 3 pad, 1 corr (fazer um pad sozinho entre os dois blocos de 3 pad do inicio e do final). Fui fazendo as diminuições a cada 3 carr sempre utilizando o pad feito na primeira carr (deixe de fazer o 1º e o último bloco e faça apenas o pad), até atingir a largura do pulso, a partir deste ponto apenas trabalhei ponto sobre ponto.


Minha filha optou por uma manga “estilo mangá” (como ela mesma classificou), por essa razão o pulso terminou uns 3 cms antes do habitual. Trabalhei 2 carr com a linha brilho em barra 1/1 e depois, com o fio princesa vest, segui o gráfico do babado repetindo o motivo por 3 vezes.
Com a linha Cléa em torno da cintura (na parte de baixo) trabalhei:
1ª e 2ª carr: 4 pad, 1 corr, em toda a volta;
3ª à 5ª carr: 5 pad, 1 corr (faça 1 aum trabalhando 2 pad no mesmo p da carr anterior);
6ª até atingir o comprimento desejado: 6 pad, 1 corr.
Para finalizar, com o fio princesa vest repeti o babado da manga (apenas 1 vez). Passei para a linha brilho e trabalhei:
1ª carr: 3 corr, 1 pb (repetir em toda a volta);
2ª carr: 4 corr, 1 pb (pegando no centro do arco da carr anterior);
3ª carr: 1 corr, 1 picô, 1corr, 1 pb (pegando no centro do arco da carr anterior).
Espero que vocês tenham entendido e possam ter aproveitado as fotos, porque o preto é muito lindo pra se usar... já pra fotografar...
Esse trabalho levou um mês pra ficar pronto. A filhota amou e eu também
Bjs
Com amor,
Mara
Editando
Complementando esta
postagem pra responder a Rosa, e talvez a outras amigas que possam ter a
mesma curiosidade...
Em 2009, muito antes de
ter o blog, fiz esta blusa trabalhando com o fio princesa juntamente com o fio
Cléa. Como a blusa tem pontos bem abertos e usei a agulha nº 4, achei que ficou
perfeita. Gosto muito de usa-la em dias de cebola (aqueles em que a temperatura
vai subindo ao longo do dia e a gente voltaria pra casa, se pudesse, do jeito
que veio ao mundo...rsrs). Já pra esse trabalho do post, usei a agulha nº 2,5
deixando o ponto mais firme, e realmente, na minha opinião, o ponto fica meio
duro sim. Justamente por isso preferi trabalhar só com a Cléa nas partes que
precisam de mais delicadeza (mangas e babado). E o fio brilho é mais duro ainda, mas fica muito bom no acabamento.
Espero ter ajudado,
qualquer dúvida perguntem, é um prazer compartilhar.
Bjs
Mara