sábado, 3 de novembro de 2012

Rato - Cama para gatos – passo-a-passo

Olá, meus amores!

Olha eu achando que posso fazer “desenho livre”...rsrs
Recebi uma foto de uma cama de gatos em forma de rato e gamei. Amei mesmo. Então, quis fazer conforme a foto. Ou, pior, quis fazer uma “duplex”. Cada uma das minhas filhas tem um gato. São 3 felinos andando pela casa. De principio já vi a disputa. Cada vez que deixava a primeira parte que fiz (o fundo) sobre o sofá ou a cama logo aparecia um pra se ajeitar...rsrs

E... vai-de-lá-vai-de-cá, eis o que saiu:



Sinceramente, não gostei do “conjunto da obra”. Não ficou como a foto que recebi e não gostei da cabeça do meu ratão. Por outro lado, realmente não me arrependo de tê-la feito. A cabeça e o rabo são totalmente dispensáveis, mas a cama em si ficou demais! Os gatos aprovaram e eu também...



 
Usei cerca de 20 novelos de lã mollet e agulha 4 mm. Escolhi o verde porque me parece a cor favorita deles. E pelo que vocês podem ver acho que acertei...rsrs

O ponto que usei em todo o trabalho não é o ponto baixo. Há um bom tempo atrás vi um vídeo no blog da Elaine (http://elainecroche.blogspot.com/) chamado Ponto rosa ou jogo de meio-ponto. Sem procurar pelo mesmo, fui fazendo conforme “lembrava”. E deu que agora, pra deixar mais claro pra vocês fui ver o vídeo novamente e me surpreendi com a constatação de que fiz o ponto diferente. E que nem tenho ponto assim em lugar algum... rsrs O que fiz foi da mesma forma que no vídeo, mas com o ponto baixo (no vídeo ela faz no ponto alto). Suba 1 corr, pegue um ponto na base, lace a agulha e passe neste primeiro ponto, lace novamente e passe pelos dois. No ponto seguinte peque um ponto, lace a agulha e passe neste primeiro ponto, lace novamente e passe pelos dois.
Vamos ao passo-a-passo.


 
Faça 40 corr e trabalhe em círculos como se fosse um tapete oval. Trabalhe duas peças iguais. Coloquei 3 pontos em cada ponta e fui fazendo os aumentos sempre nas pontas. A minha base ficou com 65 x 38 cm. Costurei as duas partes com agulha de tapeceiro e enchi com fibra sintética. Dei dois pontinhos pegando de um lado ao outro do trabalho pra fazer um charme.


Para a lateral trabalhei uma base de 46 corr em círculo. Fiz até ficar com 1.6 m. Virei o trabalho no avesso e coloquei o enchimento. Costurei as duas pontas e depois fixei com pontos invisíveis ao redor da base.


Cabeça: Iniciei pelo nariz na cor rosa. Faça um anel mágico e nele coloque 6 pontos. Na carr seguinte faça 2 pontos sobre cada pontos, e na 3ª carr faça 1 ponto, pule 1 ponto (voltando a ter 6 pontos). Mude para o verde e trabalhe 4 carr assim: 2 pontos, 1 aum (= 2 pontos no mesmo ponto); 5ª carr: 3 pontos, 1 aum; 6ª e 7ª carr: ponto sobre ponto: 8ª carr: 5 pontos, 1 aum; 9ª carr: ponto sobre ponto; 10ª carr: 7 pontos, 1 aum; 11ª carr: ponto sobre ponto 12ª carr: 9 pontos, 1 aum; 13ª carr: ponto sobre ponto; 14ª carr: 11 pontos, 1 aum; 14ª carr: ponto sobre ponto; 15ª carr: 13 pontos, 1 aum; 16ª a 26ª carr: ponto sobre ponto. (Trabalhei a peça no avesso – acho que esse ponto fica mais bonito no “lado B” rsrs)
Olhos: Com sobras de lã preta bordei, em ponto cadeia, os olhos.
Orelhas: Iniciei com a cor verde com 10 pontos. Pegando apenas a parte de trás do ponto fiz a 2ª carr ponto sobre ponto; 3ª carr: 12 pontos; 4ª e 5ª carr: 14 pontos; 6ª carr: 12 pontos; 7ª carr: 10 pontos; 8ª carr: 8 pontos. Repita estas carr, a partir da 2ª carr, com a cor rosa, pegando a parte da frente do ponto inicial. Introduza a lã verde no inicio da orelha e faça uma carr de pontos em volta da orelha unindo as duas cores. Faça mais uma carr, sem fazer aumentos para que a orelha fique curva. Junto com esta carr usei um pedaço de arame pra que a orelha ficasse mais firme.
Bigode: Usei sobras de linha princesa preta. Com fio duplo fiz algumas correntes e prendi pelo meio ao lado do nariz. Usei o isqueiro para derreter e fixar. Achei que com está linha o bigode ficaria reto, mas como vocês podem ver o que consegui foi um rato “chinês”...rsrs



Inicie com 6 p em um circulo mágico e vá trabalhando aumentos pra formar um circulo reto. Faça 12 carr e arremate (verifique o tamanho na parte de trás da cabeça). Coloque o enchimento e feche a cabeça com este circulo.


Faça 6 p em um circulo mágico. Dobre o número de pontos na carr seguinte. Trabalhe mais 2 carr fazendo aumentos (até 25 pontos) e mantendo o circulo reto. Trabalhe os 25 pontos até obter 30 cm. Arremate. Faça outra peça igual a esta (também trabalhei no avesso do ponto).
Faça 25 corr e trabalhe em circulo (no avesso do ponto) por 75 cm e arremate. Coloque enchimento nas duas peças anteriores. Costure uma das patas na ponta do circulo. Encha o restante do circulo. Costure a outra pata. Fixe estas peças no fundo da cama com pontos invisíveis.


 

Faça 8 p em um circulo mágico e trabalhe em carr circulares até atingir o tamanho desejado. Fixe o rabo na parte traseira da cama (esta parte, por ser muito fina, não consegui trabalhar no avesso).

 
Tentei fazer o trabalho do modo mais proporcional que pude. Se alguém tiver dicas ou outras ideias são bem vindas.
Foi a primeira vez que fiz um trabalho desse tipo. Foi difícil pra mim, mas muito gratificante. Amo estes gatinhos...

Bjs
Com amor,
Mara

Autorização
Espero, sinceramente, que meus passo-a-passos sejam de utilidade a todos que aqui por ventura passarem. Mas, que fique bem claro que não autorizo que os mesmos sejam postados em outros locais, bem como as explicações que estiverem com o nome do blog. Autorizo que postem fotos de trabalhos meus prontos desde que indiquem o link do meu blog.

13 comentários:

  1. Oi Mara,a que coisa mais linda, quem não ia gostar de um ninho desses para se aconchegar, não precisa nem ser gato. Essa pretinha parece a Kiki daqui de casa, a qual alias tenho certeza que iria amar um ratão desses. Ela nem sabe o que eh um rato coitada, nunca saiu de dentro do apartamento, mas ia gostar mesmo assim. Ela pensa que os unicos bichos do mundo somos nos. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Mara, estou encantada com a sua caminha para gatos. Vou compartilhá-la no meu PINTEREST e Facebook. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mara... que lindas essas caminhas, deu até inveja dos seus gatinhos... concordo plenamente com a Joana, não precisa ser gato para desejar ter um ninho desses. Tenha uma excelente semana. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Má ficou mt lindo,será q consigo fazer uma pro Nino kkkkkkkkkkk e melhor não né ainda é um pouco complicado pra mim kkkkk...mas como sempre esse seu trabalho ficou demais,PARABENS UM GRANDE BJ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim. Vc já provou que tem persistência. Coloca na “listinha”, se vc fizer até o próximo inverno ele vai amar.
      Bjks
      Mara

      Excluir
  5. Sabe que é uma boa idéia fazer uma caminha de trapilhos para a Kiki!! Anotei. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Achei fantástica essa caminha de gato! Ao mesmo tempo que oferece um aconchego pro bichinho ainda enfeita a sala, o quarto, qualquer que seja o local preferido. Pena que é só uma - os bichinhos vão ter que se espremer todos juntos. Mas, o que eu gostei mesmo foi a colcha de crochê colorida em ponto zig-zag - está de parabéns! Beijo.
    http://arosanajanela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mara!
    Quero agradecer sua visita ao meu cantinho e os votos de felicidades a minha Pequena. Adorei! Tbm estou passeando pelo seu blog e, não podia deixar de comentar este post.

    Ainda bem que os gatinhos não têm entendimento do que está acontecendo com eles. Que sacanagem!!! Kkkkkk... Mas eu amei essa ideia pra lá de diferente! Rsrsrsss...

    Se eu ainda não te sigo, então estarei para acompanhar as novidades. Ok? Um enooooooooorme beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Olá,achei o seu blog pela net,e adorei visita-lo!Nossa que caminha mais confortavel,eu não tenho gato mas 8 cachorros...kkk...já pensou fazer tudo isso!?
    Parabéns pelo trabalho,ficou demais mesmo!!Vou segui-la para
    acompanhar as novidades!Grande abraço e quando puder me visita,ficarei feliz! Célia

    ResponderExcluir
  9. Hola!!! Que bonita es la camita del gatito :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu passo a passo! Obrigada! Vou fazer uma dessas Pr minha gatinha!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu passo a passo! Obrigada! Vou fazer uma dessas Pr minha gatinha!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu passo a passo! Obrigada! Vou fazer uma dessas Pr minha gatinha!

    ResponderExcluir

Obrigada por você ter parado pra me deixar um recadinho. Fico feliz!
Deus lhe abençoe.
Bjs
Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...