Venho compartilhar com vocês um projeto que surgiu em janeiro deste ano e que tem me ocupado a mente e as mãos. No inicio do blog apresentei uma colcha que fiz pra filha caçula de gatinhos (Colcha Gatinhos), e pra não deixar a do meio sem um agrado, me veio a mente fazer uma colcha com o tema favorito dela: corujas!
Como o trabalho é lento e demorado vamos ao 1º PAP:

Usei lã D´Primera da Coats e agulha 4 mm. Esta lã tem cores bonitas e é bem fofinha. O problema fica por conta dos “nós” (que não são de primeira...) e pela espessura (dependendo da cor é mais grossa ou mais fina). Mas, por ser colcha e estar com um preço mais acessível...
Optei por executar um trabalho bem colorido (como vocês sabem sou fã...). Cada coruja foi feita em 3 cores, usando tons que foram do rosa ao roxo. As quantidades não vou colocar por enquanto, pois o projeto ainda está em andamento.

1ª carr: Comece fazendo um circulo mágico e nele faça 18 pa.

Um detalhe importante desse trabalho (pelo menos para mim) é que ele é feito praticamente sem pontas. Esta ponta do circulo mágico é a única que terá que ser eliminada com agulha de tapeceiro.


2ª carr: Faça sobre cada pa da carr anterior “2 pa fechados juntos, 1 corr”. Observe que as duas pontas serão conduzidas juntas, o término da carr anterior e o inicio dessa, não ficando pontas para arremate posterior.

3ª carr: Faça entre cada conjunto de pontos juntos da carr anterior “ 3 pa”.

4ª carr: Faça 1 pb sobre cada pa da carr anterior.

5ª carr: Agora vamos as orelhas. Faça 3 pb (1 sobre cada p de base), 1 mpa, no mesmo ponto faça “1 mpa, 1 pa, 1mpa”, 3 pb (1 sobre cada p de base), 1 mpa, no mesmo ponto faça “1 mpa, 1 pa, 1 mpa”, 1 mpa. Siga contornando a peça fazendo 1 pb sobre cada ponto de base. Não se preocupe em arrematar o fio do final, ele também será conduzido na próxima etapa.

Para compensar a maravilha de não ter pontas pra arrematar... essa parte foi a mais cansativa (pelo menos pra mim que não sou muito amiga das agulhas de costura). Começando pelo nariz. Com a cor laranja e fio duplo (agulha de tapeceiro), faça 2 vz uma reta entre a 1ª e a 3ª carr.

Olhos: Com lã branca (usei 1 nov da lã Carinho da Pingouin que é mais fina) fiz 20 pa em um anel mágico. Fechei e arrematei. E com agulha de tapeceiro fixei ao trabalho uma rodelinha de cada lado do nariz.


Olhos: Para as meninas dos olhos usei lantejoula e misanga (a foto não ficou muito nítida...). Usei uma agulha de costura bem fina (que quase acaba com meus dedos...aff), primeiro coloquei a lantejoula e depois a misanga, retornando pelo mesmo buraco da lantejoula, passei a linha duas vezes pra ficar bem presa.
Bom, por enquanto é isso. Vou lutando aqui com as minhas corujas e em breve espero estar mostrando pra vocês a 2ª parte.
Bjs
Com amor,
Mara
Abreviaturas e explicações:
Anel mágico – vejam vídeo http://carolinacroche.blogspot.com.br/2012/07/video-aula-circulo-magico.html
Corr – corrente
pb – ponto baixo
pa – ponto alto
mpa – meio ponto alto
Explicações detalhadas e vídeos dos pontos básicos: http://falandodecrochet.blogspot.com/. http://elainecroche.blogspot.com/ e http://www.edinir-croche.com/.