Hoje trago pra vocês um passo-a-passo desse lindo caminho de mesa.

Trabalhei com fio Bella duplo nas flores e folhas e barbante cru no restante. Agulha 4 mm.
Faça uma base, com a cor cru, trabalhando no sentido do comprimento. Inicie com 110 corr e trabalhe 5 pa, 2 corr, pule 1 p de base, terminando com 5 pa. Ficam com 16 blocos de 5 pa.
Trabalhe as demais carr deslocando o pa: Faça 1 pa sobre o 1º pa, 2 corr, pule 2 pa, faça mais 2 pa sobre os 2 últimos pa do bloco anterior, 2 pa sobre as 2 corr da carr anterior. Repita até o final e trabalhe assim por mais 15 carr (na foto da colocação da flor dá pra ver melhor o detalhe deste ponto).
Para a flor (22 flores):

Faça 5 corr e feche com 1 pbxm. Suba 3 corr + 14 pa na argola;

5 corr, pular 2 p, 1 pb;

1 pb, 1 mpa, 6 pa, 1 mpa, 1pb – em cada um dos arcos (= 5 pétalas);

Pela frente faça 4 corr, 1 pb, formando 1 quadrado (pule a última pétala);

1 pa, 1 mpa, 5 pa, 1 mpa, 1 pb no próximo arco;

Na 1ª carr de pa fazer 1 triângulo com 1 pb e 3 corr (mudei para um barbante cru para melhor a imagem);


1 pa, 1 mpa, 3 pa, 1 mpa, 1 pb por baixo do pb. (Tentei mostrar nestas imagens como peguei os pb. O diferencial dessa flor é que ela é feita com pétalas por cima até o fim).
Folha (parte verde atrás das flores):

Na parte de baixo da flor faça 1 quadrado com 4 corr, 1 pbxm;


Em cada argola faça 4 pa, 2 corr, 4 pa, 1 corr;

Em cada intervalo de corr (2 ou 1), fazer 2 pa, 2 corr, 2 pa.
União do motivos:

Para finalizar, repita a última carr da folha com a cor cru, e vá fazendo a união conforme necessário.


Na ponta fiz um pingente rabo de cavalo. Tem um pap no blog da Marli (http://loucaporartes.blogspot.com.br/2009/04/pap-do-pompom-rabinho-de-cavalo.html).
Gostaram? Espero que tenha dado pra entender. Qualquer dúvida perguntem (enquanto está fresco na memória...rsrs)
Bjs
Com amor,
Mara
Abreviaturas e explicações:
Corr – corrente
pb – ponto baixo
pa – ponto alto
mpa – meio ponto alto
Explicações detalhadas e vídeos dos pontos básicos: http://falandodecrochet.blogspot.com/. http://elainecroche.blogspot.com/ e http://www.edinir-croche.com/.
Oi Ma,amei esse caminho de mesa ficou mt lindo ainda essa mesa de vidro deu o toque final, demaisssssssssssssss...nossa Ma é tanta coisa q fico doida tem horas q n sei o q fazer kkkkkkkk...mais é mt prazerozo kkkk bjssss
ResponderExcluirO pap tá maravilhoso, bem fotografado. Adoro esse tipo de flor em relevo.
ResponderExcluirEstou agora fazendo uma blusa em tricô, outra em crochê, um cachecol no tear e um xale na máquina, que acabei de tirar prá fazer de emergência uma blusa pro Marildo, que faz aniversário semana que vem. Já tava com o presente comprado, algo que ele queria, mas veio a ideia de dar também a blusa. Você também é assim, uma fábrica de coisas, um turbilhão de ideias correndo contra o tempo? Vejo seus trabalhos, sempre tão floridos, parecem feitos com calma... Eu até quando durmo tenho pressa de acordar... Beijos e obrigada por aparecer no blog.
Mas é como diz o ditado: "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!". Eu também amo uma causa perdida, um desafio que faz outras pessoas virarem o rosto e fingir que não viram. Crochê, tricô, costura - são atos de carinho (acho que tudo na vida é, como cozinhar, limpar direitinho o lugar que sua família habita...). A gente fica agitada porque o tempo é curto, são só 24 horas num dia - e a gente precisa dormir, afinal de contas... Mas é bom saber que você também é uma agitada criadora de belezas, como eu. Beijos e obrigada pelo carinho!
ExcluirMara seu caminho ficou lindo! Passa lá no meu blog que estou postando umas corujinhas fofas. Quem sabe não servem de inspiração para proximos trabalhos??Bjs,Celia
ResponderExcluir