quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Capa para bujão (Jogo de Cozinha finalização)

Olá, meus amores!

Pra finalizar fiz a capa para o bujão, ou como se diz aqui no meu pedaço, botijão de gás.



Esta peça trabalhei diferente do restante do jogo. Usei fio duplo e agulha 4 mm. Queria testar como ficaria na mesma espessura do tapete, mas com uma linha diferente. E o efeito, pra mim, é claro, foi perfeito. Já havia feito outras, há muito tempo atrás, com um fio só. E o que me lembro, perfeitamente, é que a peça parecia não ter fim... rsrs Pois, desta vez, não tive essa impressão.


Inicie com 19 corr e trabalhe uma carr em pb.
2ª carr – sobre o pb inicial faça 3 corr e 2 pa, * 2 corr, pule dois pb de base, e faça um leque no pb seguinte (2 pa, 2 corr, 2 pa)* repita de * a * até o final, terminando com 2 pa, 2 corr, 1 pa. (ficam 7 leques – contando com as pontas).
3ª à 8ª carr: Inicie todas as carr  como na 2 ª carr, nos intervalos entre um leque e outro faça 2 pa, 2 corr, e trabalhe sempre leque sobre leque.
9ª carr: 1 pb, 5 corr, até o final (pegando o pb sempre nos intervalos e terminando com pb). Esta carr servirá para fazer a saia da capa e também posteriormente para o babadinho branco e vermelho. (= 48 argolas)


Saia:
1ª carr: trabalhe 1 leque (3 pa, 2 corr, 3 pa) no pb inicial, pule um arco, no arco seguinte trabalhe outro leque. Trabalhe toda a carr dessa forma, um arco com leque e outro sem. (= 25 leques)
2ª à 5ª carr: trabalhe leque sobre leque.
6ª carr: para fazer aumentos trabalhe 1 leque sobre o 1º leque e 1 leque sobre o 2º leque, entre o 3º e 4º leque da carr anterior trabalhe mais 1 leque. Faça assim até o fim (2 leques sobre leques e 1 leque a mais no entremeio), finalize som 1 leque. (= 37 leques).
7ª à 16ª carr: trabalhe leque sobre leque.



Barrado:
Faça 8 flores iguais a da toalhinha que deu inicio ao jogo e emende de comprido.


Entremeio:
Trabalhe 7 entremeios e fixe na parte de cima do barrado.
- Faça 12 pa em um anel mágico
- trabalhe 5 corr, 1 pa na base da 1ª corr, 1 pa em cada um dos próximos 2 pa anteriores, 1 corr, 1 pa em cada um dos próximos 3 pa, 5 corr, 1 pa em cada um dos próximos 3 pa, 1 corr, 1 pa em cada um dos próximos 3 pa, 2 corr, 1 pa no mesmo ponto que foi feito o último pa.
- 3 corr, pegue na flor com 1 pb, retorne para o entremeio e faça 5 pa no intervalo de 2 corr, 1 pb pegando no intervalo da flor, 2 pa no intervalo de 1 corr, 1 pb pegando na flor, 2 pa no intervalo de 1 corr, 1 pb pegando na flor, 5 pa no intervalo de 5 corr, 1 pb pegando na flor, 5 pa no intervalo de 5 corr, 1 pb pegando na flor, 2 pa no intervalo de 1 corr, 1 pb pegando na flor, 2 pa no intervalo de 1 corr, 1 pb pegando na flor, 5 pa no intervalo de 2 corr, 1 pb pegando na flor, 1 pa sobre o último ponto.
Após fazer todos os entremeios faça uma carr de leques (2pa, 1pb, 2 pa), usando o pb do leque para unir com o meio do último leque verde feito na 16ª carr da saia.

Acabamento:
Faça um babadinho nas argolas que não foram utilizadas da 9ª carr da parte de cima:
- 1 carr em leques na cor branca (3 pa, 2 corr, 3 pa)

- 1 carr de pb (ponto sobre ponto e 2 pb sobre as 2 corr) na cor vermelha mescla.
Em volta da saia, começando no canto posterior ao barrado, faça uma carr em pb. Quando chegar na parte superior, no lugar onde está o babado, trabalhe 30 corr e retorne em pbxm formando um cordão, repita este cordão no inicio e no final do trabalho (onde foram feitas as 19 corr) e no outro lado do babado (ficarão 4 cordões para amarrar)

No barrado: Faça uma carr em pb com a cor vermelha mescla contornando todas as flores (no meu caso fiz esta última carr com apenas um fio, pois a linha não dava pra fazer com fio duplo).

Bem meninas, assim encerro a saga do jogo de cozinha. Quem quiser fazer o jogo é só verificar os posts anteriores:
- Toalhinha para fogão;
- Pega penelas;
- Capa para filtro.
Vou ficar devendo uma foto do jogo completo porque hoje a iluminação não está ajudando. No próximo post coloco uma foto pra vocês verem.

E pra quem precisar de outras peças, faça como eu, trabalhe o tema central e crie a peça que lhe for útil.

Bjs
Com amor,
Mara

Autorização
Espero, sinceramente, que meus passo-a-passos sejam de utilidade a todos que aqui por ventura passarem. Mas, que fique bem claro que não autorizo que os mesmos sejam postados em outros locais, bem como as explicações que estiverem com o nome do blog. Autorizo que postem fotos de trabalhos meus prontos desde que indiquem o link do meu blog.

5 comentários:

  1. Oi Mara, eu estou como vc, tudo com fio duplo para render mais. Adoro essa flor e gostei muito da tua observação sobre publicarem os paps da gente, nos blogs tem alguns mas no facebook é um horror, tiram a identificação das fotos e publicam como se fosse próprio. Estou no facebook a pouco tempo e sinceramente, é um mundo sem dono. Estou até pensando em não fazer mais passo a passo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Marinha que saudades de ti. Amei essa manta linda ... Parabéns. Lindo. Passei tb pra te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo! tudo no seu blog é lindo demais, parabéns pelo trabalho! me surgiu uma dúvida dessa receita, um novelo dá para fazer a capa inteira? bjs

    ResponderExcluir
  4. seu blog é muito lindo! parabéns! tenho uma duvida em relação a receita... quantos novelos da linha verde voce usou? um novelo inteiro dá para fazer a capa inteira? obg, bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por você ter parado pra me deixar um recadinho. Fico feliz!
Deus lhe abençoe.
Bjs
Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...